sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rio poderá ser a capital do “hedoismo no ocidente”



O jornal The Guardian publico uma reportagem esta semana afirmando que a cidade do Rio se prepara para ser a capital mundial do turismo gay graças a um aumento no percentual de turistas LGBT em relação a 25% no ano passado.
A publicação cita a festa inaugural da semana da diversidade o Rio e reproduz as palavras do prefeito, Eduardo Paes, que afirmou que o “Rio é uma cidade sem preconceito”.
O jornal destaca também as iniciativas voltadas para o grupo LGBT, como cursos de formação profissional para travestis, projetos anti-bullying voltados e nova legislação que proíbe a discriminação em casas noturnas da cidade.
Economicamente, diz a matéria, isso tem sido visto como uma potencial fonte de renda para a cidade e cita que em fevereiro, um gay, designer de moda multilingue foi nomeado como secretário para diversidade pela prefeitura da cidade.
Carlos Tufvesson, o secretário, afirma que a tolerância é natural e incentiva a abertura de negócios para gays no Rio. Segundo o The Guardian, a porcentagem de turistas gays no ano passado foi de 25%, cerca de 880 mil.
De acordo com o Bispo brasileiro, Robison Cavalcanti, o Rio historicamente, por suas belezas naturais, tem sido uma vocação turística de variadas motivações. O sistema capitalista, diz ele, está a procura de algum novo mercado e isso inclui o chamado “turismo sexual” e o “turismo gay”.
Cavalcanti afirma que essa política do governo e dos empresários visando atrair o turismo gay indica o hedonismo em que vive o Ocidente, inclusive as elites dos países emergentes, e o materialismo prático da sociedade de consumo.
Além disso, o Bispo acredita que afirmar que 25% dos turistas que visitam o Rio de Janeiro são homossexuais se constitui em um exagero, “difícil de se quantificar efetivamente”.
Segundo ele, o Rio de Janeiro tem, além de uma forte porcentagem de católicos romanos praticantes (inclusive do Movimento de Renovação Carismática) e uma forte presença dos cultos anfro-amerindios (tipo ‘candomblé’), uma das mais altas percentagens de protestantes tanto históricos, quanto pentecostais e neo-pentecostais em todo o Brasil.
“Cabe aos Cristãos denunciar esse ‘pragmatismo’ anti-ético e utilitatistas de governantes e empresários, e, ao mesmo tempo, em que se afirma a vocação turística e acolhedora do Rio de Janeiro, elaborar estratégias de evangelismo para os turistas, sejam eles gay ou heteros, necessitando da mensagem transformadora do Evangelho”, afirma o bispo.
Fonte: Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário